Metamorfoses Históricas: História, livros, músicas, cinema e motos!

Metamorfoses Históricas: História, livros, músicas, cinema e motos!



terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Como diz o Capitão Nascimento, "nunca serão"!

Pelo mundo vemos coisas e notícias dos mais variados tipos. Já tinha visto os submarinos criados pelos narcotraficantes para entrar com a cocaína nos EUA, mas essa dos blindados é novidade. Abaixo algumas imagens das modificações realizadas nos veículos por grupos de traficantes mexicanos. Inovação nos negócios é assim e tem de vencer a concorrência, que é o principal objetivo destes veículos, ou seja, não é para confrontar a polícia, mas sim confrontar outros grupos que querem roubar as drogas!! A situação é muito complicada na fronteira México-EUA devido ao tráfico de drogas, lembrando que os EUA é o maior mercado para a cocaína no mundo.

Blindado (caveirão) utilizado pela Polícia Civil no Rio de Janeiro


No México, cartéis usam 'caveirões' para transportar drogas aos Estados Unidos

23/01/2012 - 15h22 | João Novaes | Redação

No cinema, o filme Tropa de Elite, de José Padilha, tornou famosas as incursões do Bope (Batalhão de Operações Especiais) nas favelas do Rio de Janeiro. Sua sequência deu grande destaque à ação do veículo blindado conhecido como “caveirão”, pelo medo que ele despertava nos traficantes – e não raro, na população local na vida real.


Efe
No México, os caveirões são usados por traficantes contra cartéis rivais

No México, no entanto, os cartéis do narcotráfico local resolveram usar essa expertise em seu próprio favor e serviço. Fabricados artesanalmente, os “caveirões mexicanos”, são conhecidos como “monstros” no país norte-americano. Os veículos são usados para proteger carregamentos de drogas e têm capacidade para abrigar até 12 atiradores, segundo informou à agência Efe uma fonte oficial da 8ª Zona Militar, no violento estado de Tamaulipas (noroeste do país), zona fronteiriça com os Estados Unidos.

Efe
Desde junho do ano passado, o Exército mexicano já apreendeu mais de 110 veículos blindados do narcotráfico, sendo que 30 deles eram “monstros”.

Segundo as fontes, essas versões dos “caveirões” foram construídos por traficantes para proteger o carregamento não da polícia, mas de cartéis rivais, que disputam rotas de comercialização. “Os grupos guerreiam para dominar essas rotas, que são usadas tanto para o tráfico de drogas quanto para o de pessoas. Assim como para receberem armas contrabandeadas para o México e uma série de outras mercadorias ilegais”.

Os “monstros” têm esse apelido porque são utilizados na maior parte das vezes à noite. Suas luzes ficam geralmente localizadas na parte superior frontal, o que daria o aspecto de monstros caminhando pelo escuro. Tamaulipas tem grandes planícies semi-desérticas, com muitos caminhos clandestinos ainda desconhecidos pelas autoridades.

Um dos últimos “modelos”, apreendido no ano passado, chega a pesar 30 toneladas, após ter sido coberto com grossas camadas de aço e suas defesas reforçadas com dormentes de ferro.

“Esses veículos são construídos com chapas de aço de pelo menos um centímetro. Projéteis de pequeno calibre, como balas de fuzis, dificilmente conseguem penetrar a blindagem. Para isso, apenas armas pesadas ou obuses anti-tanques serviriam”, informou a fonte militar.

Outra função desses veículos é a de derrubar obstáculos. “Esses veículos não circulam em estradas nem dentro da cidade. Eles são usados em caminhos clandestinos para levar a droga à fronteira com os Estados Unidos”.

Outro veículo foi apelidado de “papamóvel”, uma caminhonete muito semelhante às usadas nas viagens do papa. Entretanto, no lugar de cristais, usam placas de metal.


Fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/19364/no+mexico+carteis+usam+caveiroes+para+transportar+drogas+aos+estados+unidos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário