Metamorfoses Históricas: História, livros, músicas, cinema e motos!

Metamorfoses Históricas: História, livros, músicas, cinema e motos!



3ª Séries IFC Campus Sombrio

Espaço destinado a divulgar novidades na história e vestibulares e Enem para as 3ª séries do Ensino Médio integrado ao Técnico do IFC Campus Sombrio. 

 Enem 2013 
Com mais de 7 milhões de candidatos, exame cresce em todos os estados 

A edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem 7.173.574 inscritos confirmados, superando o total de 5.791.290 confirmados em 2012. Desse total, 784.830 farão a prova para receber a certificação do ensino médio. Os dados foram apresentados  pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa.

“É uma grande vitória do Brasil mais de 7 milhões de pessoas quererem fazer o Enem. O povo brasileiro quer estudar mais”, salientou Mercadante. “Quando construímos políticas públicas e damos oportunidade para as pessoas, a resposta é essa. O Enem abriu oportunidades, porque é o critério para ter bolsa do ProUni [Programa Universidade para Todos], pegar financiamento do Fies [Financiamento Estudantil], ou estudar nas melhores universidades do mundo com o Ciência sem Fronteiras”, completou.
O crescimento de inscritos no Enem ocorreu em todos os estados do país. O Amapá teve um crescimento de 63% nas inscrições de 2012 para 2013. Em seguida, vêm Tocantins, com 45%, e Ceará, com 44%. A região com maior número de inscritos, no entanto, é o Sudeste, com 36%, seguido do Nordeste, com 33%.
Do total de mais de 7,1 milhões de inscritos confirmados, cerca de dois milhões pagaram a taxa de inscrição no valor de R$ 35. Foram dispensados do pagamento os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisou pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.


Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18767:com-mais-de-7-milhoes-de-candidatos-exame-cresce-em-todos-os-estados&catid=372&Itemid=86
____________________________________________________

Enem 2012: edição deste ano bate recorde de inscrições, com 6,4 milhões de candidatos

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegaram a 6.497.466 candidatos. O número, recorde, supera o da edição de 2011, com 275.769  inscrições a mais. O processo, aberto em 28 de maio último, foi encerrado às 23h59 de sexta-feira, 15. São Paulo (1.068.517), Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), Bahia (458.101) e Rio Grande do Sul (394.641) são as unidades da Federação com maior número de inscritos



Feita apenas pela internet, a inscrição será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 35, até o dia 20 próximo, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples. Aluno de escola pública que esteja concluindo o ensino médio e se declarar integrante de família de baixa renda está liberado do pagamento. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, também pela internet.



As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação.



A divulgação do gabarito oficial, como estabelece o edital do exame, está prevista para 7 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.


Assessoria de Comunicação Social

Veja a relação completa das inscrições, por estado.

Fonte: mec.gov.br
_________________________________________________________________

Como usar a nota do Enem 2012: cuidados e atenção!


Após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos candidatos ficam se perguntando o que fazer com aquelas notas, como utilizá-las, em qual faculdade se inscrever com elas ou ainda qual a melhor forma de usar a média obtida.
Os usos dos resultados do Enem mais conhecidos são com o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e  Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No primeiro, são concedidas bolsas de estudo para aqueles que consiguem a média mínima de 400 pontos e atendam outros requisitos sociais. Já no segundo, as vagas ofertadas pelas instituições participantes são disputadas através de notas de corte divulgadas diariamente durante o período de inscrições.
No entanto, essas não são as únicas maneiras de usar a nota do Enem. Existem váriasuniversidades que aceitam o Enem em suas seleções. Porém, independente do modo utilizado, um critério é fundamental: ter uma boa pontuação no exame, o que resultará em uma boa média e maiores chances de ingresso no ensino superior.
Confira abaixo outras formas nas quais faculdades que aceitam o Enem usam seus resultados. Vale ressaltar que as inscrições para as universidades, em sua maioria, ocorrem antes da publicação do resultado do Enem, portanto os candidatos não podem demorar a fazer suas escolhas.
1ª fase
Existem universidades que adotam o Enem como primeira fase de seus processos seletivos. Em algumas ele é obrigatório, já outras deixam o candidato optar, no momento da inscrição no vestibular, pela utilização ou não das notas do exame para a primeira etapa. Contudo, a média do Enem não equivale a metade dos pontos da seleção, isso irá variar em cada faculdade, que sempre aplicam a 2ª fase (etapa esta que pode ser realizada antes ou depois da publicação dos resultados do Enem).
Complementação da nota
Essa é uma opção dada aos candidatos ao se inscreverem em alguns processos seletivos. Neste caso, a pontuação no Enem é usada como bonificação da nota obtida nas provas do vestibular, normalmente nas da 1ª fase, que costumam ser de múltipla escolha. As notas do exame só são usadas caso sejam maiores que as das provas da seleção.
Critério único para algumas vagas
O resultado do exame é aproveitado de maneira integral, e sem a necessidade de outras provas, para uma determinada quantidade de vagas. Estas, que por sua vez, costumam ser para cursos que não exigem testes de habilidades específicas. O preenchimento dessas vagas pode ser ou não através do SiSU.
Critério único para todas as vagas
É crescente o número de universidades que aderiram ao Enem completamente. Algumas dessas instituições recebem do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais (Inep) as notas alcançadas no Enem pelos estudantes inscritos em seu vestibular, e elaboram seu resultado. Em outras faculdades, a seleção ocorre por meio do SiSU, não sendo necessária uma inscrição específica no seu processo seletivo.
Vagas remanescentes
Depois de realizadas todas as chamadas de um vestibular pela instituição, é divulgado um edital com a quantidade de vagas em cada curso que não tiveram candidatos aprovados por meio do processo seletivo tradicional. Há um prazo para inscrições em que os interessados cadastram o número de inscrição no Enem. E essas carteiras que sobraram são preenchidas através das notas do exame.
____________________________________________________________________________


Enem 2012
Redação passa por mudanças na avaliação de itens e na correção

O Enem de 2012 virá com mudanças e mais rigor na correção da redação. A partir deste ano, o texto produzido pelos candidatos será corrigido por dois corretores de forma independente e haverá cinco itens de objetividade sendo avaliados. Caso haja diferença maior que 20% na nota final entre esses dois corretores, a redação será lida por um terceiro corretor. 

E se, ainda assim, a discrepância persistir, ou seja, a diferença entre as três notas for superior a 200 pontos, a dissertação passará para uma banca examinadora de excelência, composta por três professores avaliadores e que darão então a nota final ao participante. No Enem de 2011, a discrepância entre as notas finais dos corretores podia ser maior, chegando a até 300 pontos, e havia dois corretores. 

“Mudamos substancialmente o sistema de avaliação da redação para que haja maior objetividade e segurança aos estudantes. É uma avaliação com muito mais rigor para que tenhamos uma avaliação justa”, afirmou o ministro Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, 25, no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação. Segundo ele, para aprimorar a correção da redação haverá um aumento de 40% no número de avaliadores. 

Também é novidade na redação a divisão da nota em cinco itens de competência: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento sobre o tema e apresentação de solução para a proposta dissertativa.

Cada um dos corretores deverá atribuir nota de zero a 200 pontos para cada uma dessas competências. Havendo discrepância maior que 80 pontos em cada uma, o terceiro corretor avaliará e atribuirá notas segundo o mesmo critério. 

Por exemplo, a nota do primeiro corretor é de 640 pontos e a do segundo, 480. A priori, a diferença é inferior a 200 pontos e a nota final da redação desse candidato seria a média aritmética das suas notas. Mas, se na competência 1 a nota de um corretor tiver sido 160 e o do outro, 40, a redação será encaminhada para o terceiro corretor. Se a nota dele, nessa competência, se aproximar da de um dos dois corretores anteriores – por exemplo, nota 120 –, não haverá necessidade da banca examinadora. A nota mais baixa na competência com dispersão será eliminada. A nota final da redação será a média aritmética das duas notas mais próximas.

Em julho, um guia será enviado aos candidatos inscritos no Enem 2012, com explicações sobre as novas regras de correção da redação. “Esse manual, que estará disponível no portal do MEC, trará exemplos concretos, com textos, do que será cobrado em cada competência. E também trará exemplos de redação de excelência”, disse o ministro Aloizio Mercadante.  O estudante terá nota zero se o texto fugir do tema proposto, apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo ou tiver sete linhas ou menos. 

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, após a divulgação dos resultados das provas do Enem, todos os corretores passarão por um treinamento online sobre o texto específico da redação. E, conforme acordado com a Justiça, os estudantes poderão ter acesso à redação. “Estamos definindo como será essa operacionalização para ter segurança no processo”, adiantou o ministro. 

Rovênia Amorim
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17779
_______________________________________________________________________

Enem: Inscrições para o exame começam nesta segunda
Quinta-feira, 24 de maio de 2012

Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa a partir das 10h da próxima segunda-feira, 28, até as 23h59 de 15 de junho, no horário oficial de Brasília. O cronograma do exame, que no ano passado teve 5,4 milhões de inscritos, foi anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 24. O edital para o exame será publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 25.

As inscrições para o exame custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012. 

Para o ministro da Educação, o exame é uma importante peça na política educacional brasileira.  “O Enem é peça estruturante do sistema de ensino superior do Brasil, porque na realidade ele é o grande instrumento de avaliação do mérito e desempenho dos alunos", disse. Mercadante destacou que um dos focos do Ministério da Educação é quanto à lisura do exame. A segurança do Enem passou de 1.200 itens para 3.439 itens.

Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

Em 2011, o Enem envolveu mais de 400 mil pessoas em sua realização e as provas foram aplicadas em 140 mil salas de aula. Este ano a logística de distribuição das provas, que ficará a cargo dos correios, terá 9.728 rotas. O Enem é o segundo maior exame do gênero, atrás apenas do realizado na China.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.

Histórico – O Enem está inserido no conjunto de ações que pretendem melhorar o acesso e a permanência do estudante e a qualificação da educação superior brasileira. O exame foi criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. 

Em 2008, o Ministério da Educação propôs a utilização do Enem como instrumento para democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

Desde 2009, o Enem tem se fortalecido como uma prova de acesso às instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Além disso, o Enem continua a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem ainda promove a certificação de jovens e adultos no ensino médio. 

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17780
_______________________________________________________________________________

MEC anuncia amanhã mudanças para Enem 2012

23/05/2012 - 17h24

Amanda Cieglinski

Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (22) que será apresentado amanhã os detalhes da edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo Mercadante, serão anunciadas “mudanças” na prova, mas ele não quis adiantar os detalhes.

O edital com a data de aplicação do exame, os prazos de inscrição e todas as regras do certamente será publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (25).

No ano passado o Enem teve mais de 6 milhões de inscritos para as provas nos dias 22 e 23 de outubro. Desde 2009 o exame passou a ser utilizado por universidades públicas como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.

O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

Edição: Rivadavia Severo
_______________________________________________________________________________

ProUni

Por sete votos a um, os ministros do STF julgam

programa constitucional


Quinta-feira, 03 de maio de 2012 



O ministro Aloizio Mercadante comemorou, nesta quinta-feira, 3, o resultado do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu, por sete votos a um, pela constitucionalidade do Programa Universidade para Todos (ProUni). “A decisão do Supremo é muito importante porque confirma a condução da política de inclusão social no ensino superior”, declarou. 

O ministro lembrou ainda a decisão da última semana, que considerou constitucional a adoção de cotas para estudantes negros em universidades públicas. “Ao analisar a política de cotas e o ProUni, o Supremo consolida juridicamente as políticas do Ministério da Educação”, afirmou.

Os ministros julgaram improcedente o pedido feito na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) e pelo partido Democratas, segundo a qual o programa criou uma discriminação entre os cidadãos brasileiros, ofendendo os princípios constitucionais da isonomia e da igualdade.

O julgamento da ADI começou em 2008, quando o atual presidente da corte, ministro Ayres Britto, relatou a ação, votando pela improcedência. O julgamento foi interrompido pelo ministro Joaquim Barbosa, que pediu vistas do processo.

Ao reiniciar o julgamento, Barbosa acompanhou o voto do relator, votando pela improcedência. De acordo com o ministro, o ProUni tem um público alvo social e economicamente focado, e estabelece critérios objetivos para que o estudante se candidate a uma bolsa em instituição de ensino superior privada.

A ministra Rosa Weber, que também votou pela constitucionalidade do ProUni, considerou que não há violação em relação à autonomia universitária. "Educação é não só o direito social como também dever do Estado, inclusive com direito ao acesso ao ensino superior”, disse a ministra.

Votaram a favor do ProUni os ministros Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luis Fux, Dias Toffoli, Cezar Peluso e Gilmar Mendes. O voto contrário partiu do ministro Marco Aurélio Mello.

Balanço – Criado em 2004, o ProUni prevê a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Podem se candidatar às bolsas estudantes egressos de escolas públicas de ensino médio ou de escolas particulares na condição de bolsista e que tenham renda familiar de até três salários mínimos. No processo seletivo do primeiro semestre de 2012 foi registrada a inscrição de 1,2 milhão de candidatos, um recorde na história do programa.

O ProUni tem caráter voluntário e oferece, em contrapartida, isenção de tributos às instituições que aderirem. Desde sua criação, o ProUni concedeu 1.043.354 bolsas de estudos. Atualmente, aproximadamente 1.400 instituições de ensino superior participam do programa.  

Diego Rocha
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17729

_________________________________________________________________________________

UFSC divulga obras literárias para o Vestibular 2013



A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou a lista das obras literárias para o Vestibular UFSC 2013:
1. Amar, verbo intransitivo, Mário de Andrade. Editora Agir.
2. Beijo no Asfalto,  Nelson Rodrigues. Nova Fronteira.
3. Capitães de Areia, Jorge Amado. Companhia das Letras.
4. Ecos no Porão, Volume 2, Silveira de Souza. Editora da UFSC.
5. Geração do Deserto, Guido Wilmar Sassi. Editora Movimento.
6. Memórias de um sargento de Milícias, Manoel Antônio de Almeida, NUPILL/UFSC e diversas editoras (Literatura Digital/UFSC), (Biblioteca Nacional Digital).
7. Memórias Sentimentais de João Miramar, Oswald de Andrade. Editora Globo.
8. Poesia Marginal, Diversos autores. Editora Ática
_______________________________________________________________


Descubra as 14 verdades e mentiras mais comentadas sobre o ENEM

Confira essas dicas para não fazer feio no Exame Nacional do Ensino Médio (http://www.kzuka.com.br)


1 - Quando não se sabe a resposta, é melhor deixar em branco. MENTIRA!
Ao contrário de alguns métodos de avaliação, você não perde pontos se errar a pergunta. Se não souber, chute! A folha de respostas é corrigida por um computador, por isso, deixando em branco, ela é automaticamente considerada errada.

2 - Questões podem ter valores diferentes. VERDADE!No Enem, as questões têm valores diferentes. Mas o número de pontos de cada uma não é divulgado. Por isso, alguém que acertou o mesmo número de questões que um colega pode ter uma nota diferente.

3 - A nota do Enem pode prejudicar você na hora de ingressar na faculdade. Se achar que ela é muito baixa, não inclua no processo de seleção. MENTIRA!Algumas universidades combinam a nota do Enem com o resultado do vestibular. É aconselhável sempre informar a nota do Enem durante o processo de seleção, se a instituição permitir. Se a nota do Enem for baixa o suficiente para prejudicar o vestibulando, ela é desconsiderada em algumas instituições.

4 - Estuda-se para o Enem como se estuda para o vestiba.VERDADE!O melhor método para se preparar para as provas do Enem é refazendo questões das provas anteriores para treinar a capacidade de interpretação (algo que exige paciência) e testar seus conhecimentos. Estar sempre atualizado com os acontecimentos e fatos atuais é muito importante. Lembre-se: não basta apenas saber o conteúdo, é necessário conhecer a linguagem da prova. Quanto mais prática a leitura, melhor.

5 - Não é preciso escolher a instituição e o curso antes de se inscrever no Enem. VERDADE!Faça o Enem e leve a sério todas as provas, inclusive a redação. O Enem é a forma de você ter vantagens na hora da seleção para o vestibular, por isso mande bem mesmo. Depois que você tiver o resultado da sua nota, é hora de começar a escolher a universidade. Passada a régua no Enem, mais livre você está de escolher a faculdade que quiser!

6 - O Enem tem leituras obrigatórias. MENTIRA!Não. Quem tem são só os vestibulares.

7 - Preocupe-se apenas em estudar o que vai cair na prova.MENTIRA!Estude todos os conteúdos! Muitas vezes, uma pergunta sobre um determinado assunto se utiliza de outros temas para ser contextualizado. Às vezes, é preciso de conhecimentos a mais para poder resolver uma questão.

8 - Se a universidade não exigir as cinco provas do Enem em seu processo de seleção de ingresso, não é necessário fazê-las. MENTIRA!Se a universidade dos seus sonhos não exige o Enem como um dos requisitos para seleção, muita calma! Você pode precisar do Enem para outras oportunidades, como para garantir uma bolsa de estudos.

9 - O aluno deve fazer a prova no ano em que está se formando. MENTIRA!Não é obrigatório fazer no ano em quese forma, mas é recomendável. Se o aluno optar por adiar a entrada na universidade, pode adiar o Enem. Mas o ideal é fazer no mesmo ano do fim do colégio.

10 - O Enem substitui o vestibular em algumas universidades. VERDADE!O Enem substituiu na íntegra o vestibular em algumas universidades. Em algumas instituições, é preciso ter feito as duas provas. A verdade é que cada universidade tem um critério. Informe-se.

11 - A inscrição para o Enem só pode ser feita online. VERDADE!Você pode se inscrever e saber mais informações sobre a prova no mec.gov.br.

12 - Há limite para quantas vezes um aluno pode fazer o Enem. MENTIRA!Você pode fazer a prova quantas vezes quiser. As instuições sempre contabilizam a nota da última edição, mas isso pode mudar: logo o aluno poderá utilizar a melhor nota e não a última.

13 - Não há diferença entre o novo e o antigo Enem.MENTIRA!A versão atual tem objetivo classificar os estudantes por desempenho e ser um instrumento de concurso. As provas anteriores a 2008 tinham o objetivo de diagnosticar a qualidade do Ensino Médio no Brasil e fornecer dados de pesquisa para sustentar possíveis mudanças no currículo.

14 - Há diferenças do atual Enem para o vestibular tradicional. VERDADE!A abrangência, a linguagem e o conteúdo programático são diferentes. Enquanto o vestibular é específico para uma instituição, o Enem é um credenciador para o aluno ingressar em muitas faculdades pelo Brasil afora. Enquanto cada vestibular tem sua linguagem própria, o Enem tem uma linguagem interdisciplinar, focada em interpretação de textos relacionados ao dia a dia.

_______________________________________________________________________________









Divulgado o Cronograma para os Vestibulares de Inverno 2012 e Verão 2013
CRONOGRAMA VESTIBULAR ACAFE INVERNO 2012 E VERÃO 2013

VESTIBULAR INVERNO 2012
ETAPAS
ACAFE
UDESC
INSCRIÇÕES

16/04 a 15/05/2012
APLICAÇÃO DA PROVA

17/06/2012

Prova 03 de junho
HORÁRIO DA PROVA

Das 13h às 18h
RESULTADO

ATÉ 29/06/2012


VESTIBULAR VERÃO 2013
ETAPAS
ACAFE
UDESC
INSCRIÇÕES

17/09 a 16/10/2012
APLICAÇÃO DA PROVA

25/11/2012

Prova 11 de novembro
HORÁRIO DA PROVA

Das 13h às 18h
RESULTADO

ATÉ 10/12/2012











Obras Literárias para os próximos Vestibulares

Abaixo, acompanhe a relação de obras literárias para o Vestibular de INVERNO 2012 e VERÃO 2013.
Siga nosso site e fique de olho no Cronograma.




Obras
Autor
Editora
Amar, verbo intransitivo
Mário de Andrade

Editora Agir
Beijo no Asfalto
Nelson Rodrigues

Nova Fronteira
Capitães de Areia
Jorge Amado

Companhia das Letras
Poesia Marginal
Diversos autores

Editora Ática

Memórias Sentimentais de João Miramar

Oswald de Andrade

Editora Globo

Fonte: http://www.acafe.org.br/new/index.php

______________________________________________________________________________________________________



 Relação do número de vagas e candidatos - Vestibular da UFSC 2012 - 1º semestre 



Medicina – 49,61
Arquitetura e Urbanismo – 16,35
Engenharia Civil – 14,39
Direito Diurno – 13,17
Engenharia Química – 12,86
Direito Noturno – 11,00
Medicina Veterinária – 10,73
Engenharia Mecânica – 10,36
Relações Internacionais – 9,15
Jornalismo – 8,93


Fonte: Agecom/UFSC
_________________________________________________________________________________

Conhecendo o Sisu (http://sisu.mec.gov.br/)
1.1 -O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
1.2 - Como funciona o Sisu?
O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. O candidato faz suas opções de inscrição dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu, definindo se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.
Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.
1.3 - Quais as instituições e cursos participantes do processo seletivo do Sisu?
As instituições participantes e quantidade de vagas que serão ofertadas em cada processo seletivo do Sisu são disponibilizadas neste portal antes do período de inscrições

2 - Inscrições
2.1 -Como é feita a inscrição no Sisu?
A inscrição no Sisu deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha do Enem requerido para a edição. Caso o candidato não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no sítio do Enem.
2.2 - É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?
A inscrição é feita exclusivamente pelo sistema e sem a cobrança de taxas.
2.3 - Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no Sisu?
Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição no Enem requerido para a edição e da senha cadastrada no exame.
É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.
2.4 - O candidato pode imprimir o comprovante de sua inscrição?
Sim, o sistema possibilita ao candidato imprimir sua inscrição.
2.5 - Depois de concluir sua inscrição, o candidato pode modificar suas opções?
Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
2.6 - Como recuperar o número de inscrição ou a senha do Enem?
Caso o candidato tenha perdido seu número de inscrição ou sua senha do Enem, deverá recuperá-la no site do Enem.
2.7 - Participei do Sisu em etapas anteriores e fui selecionado, posso concorrer novamente?
Sim, caso tenha feito o Enem requerido para a edição.
2.8 - Estou atualmente matriculado em uma instituição de ensino superior, posso concorrer novamente?
Sim, caso tenha feito o Enem requerido para a edição. Caso seja uma instituição pública, ressaltamos que o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, conforme regulamentado pela Lei nº 12.089 de 11 de novembro de 2009.

3 - Notas do Enem
3.1 - Como são informadas, no Sisu, as notas do candidato no Enem?
No momento que o candidato acessa o sistema com seu número de inscrição e a senha do Enem, o Sisu recupera automaticamente as suas notas obtidas no Enem requerido para a edição.
3.2 - As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem? Como o Sisu calcula a nota nestes casos?
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.

4 - Modalidades de concorrência
4.1 - Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no Sisu?
Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam uma parte de suas vagas para as políticas afirmativas (Ex: afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.).
Assim, em determinados cursos, pode haver duas modalidades de concorrência: ampla concorrência e ações afirmativas. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil. Dessa forma, durante as chamadas do Sisu, o candidato que optar por concorrer por uma determinada ação afirmativa estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem.
Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa e de que possui os documentos que serão exigidos pela instituição, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula.
4.2 - É permitida a utilização de bônus à nota do candidato como forma de política de ação afirmativa no Sisu?
Sim. O sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. Ou seja, no lugar de estabelecer uma reserva de vagas (cotas), a instituição atribui uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nestes casos, o candidato beneficiado concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.

5 - Resultado e Matrícula
5.1 - Como saber o resultado do Sisu?
O resultado do Sisu poderá ser consultado no seu Boletim de Acompanhamento, neste portal, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.
5.2 - Quais são os critérios de desempate?
No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:

Maior nota obtida na redação;
Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

5.3 - Como devo proceder com a matrícula caso seja selecionado pelo Sisu?
O candidato selecionado pelo Sisu deverá conferir o prazo para matrícula no cronograma do Sisu e verificar junto à instituição de ensino em que foi aprovado, os locais, horários e procedimentos para matrícula.
5.4 - É possível solicitar a transferência de curso?
O processo de transferência de curso em uma mesma instituição de ensino é regulamentado por cada instituição. Dessa forma, o candidato deve informar-se junto à instituição sobre as regras e procedimentos.
5.5 - O MEC oferece algum auxílio (transporte, moradia etc.) para os estudantes selecionados?
O Ministério da Educação destina às instituições participantes do Sisu recursos específicos para a aplicação em programas de assistência estudantil. Tais programas, entretanto, são implementados diretamente por cada instituição, por isso os candidatos devem informar-se junto à universidade ou instituto para o qual deseja candidatar-se sobre os programas existentes.

6 - Sisu e Prouni
6.1 - O candidato que se inscreveu no Sisu também pode se inscrever no Prouni?
Sim, os estudantes que se inscreveram no Sisu também podem se inscrever no Programa Universidade para Todos - Prouni, desde que se enquadrem nas regras específicas do Programa. O Sisu e o Prouni utilizam o Enem como critério para seleção dos candidatos. Porém, se for selecionado pelo Prouni, deverá optar pela vaga do Sisu ou pela bolsa do Prouni, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita. Lembramos que a pré-seleção em qualquer das chamadas do Prouni assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se seu efetivo usufruto à regular participação e aprovação nas fases posteriores do processo seletivo, bem como à formação de turma no período letivo inicial do curso. Assim, o estudante pré-selecionado no Prouni somente deverá solicitar o cancelamento da matrícula em instituição de ensino superior pública e gratuita após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni.
6.2 - O bolsista do Prouni pode se inscrever no Sisu?
O bolsista do Prouni pode se inscrever no Sisu. Porém, se for selecionado pelo Sisu, deverá fazer a opção pela bolsa do Prouni ou pela vaga na instituição pública para a qual foi selecionado, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

7 - Próximo processo seletivo
7.1 - Quando é o próximo processo seletivo do Sisu?
O Sisu realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.

_________________________________________________________________________


Entenda o que é e para que serve o Enem

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. 


A nota do Enem é critério fundamental na seleção para as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). A partir de 2009, ela passou a ser a única forma de se candidatar a 51 IES públicas peloSisu (Sistema de Seleção Unificada). O Enem, também em 2009, tornou-se a prova de conclusão do ensino médio para os estudantes maiores de 18 anos que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde 2010, a nota do Enem se tornou obrigatória para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). 



Devo fazer Enem para passar no vestibular?

Confira como a faculdade a que você vai se candidatar usa a nota do Enem (essa informação geralmente está nos manuais do candidato). Se a instituição substituiu completamente o vestibular pelo Enem (como as participantes do Sisu) você precisa fazer o exame obrigatoriamente para se candidatar. Se você quer concorrer a bolsas do ProUni, o Enem também é obrigatório.


Além disso, há instituições (como a Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos) que permitem escolher entre fazer o processo seletivo tradicional ou o Enem para se candidatar a uma vaga. Há ainda instituições que trocam apenas a primeira fase pelo exame (caso da Federal de Pernambuco) e há outras que usam a nota da prova como bônus na nota final do vestibular (como a PUC de Campinas).



Como posso usar a nota de Enems de anos anteriores?
Alguns vestibulares permitem ao candidato informar seu desempenho em mais de uma edição do Enem e costumam usar a pontuação que mais acrescenta na nota final do candidato. Exemplo desse tipo de uso da nota foi a Fuvest de 2008.


Qual a relação entre o Enem e o ProUni?

Só pode se candidatar ao ProUni quem fez Enem. As bolsas do programa são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio e estudantes com melhores notas têm mais chances de conseguir a bolsa em sua primeira opção de curso e instituição.


Mas não basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa do ProUni. Além de ter a nota mínima no Enem, para conseguir a bolsa do ProUni o estudante precisa: 1) ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; 2) ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral. Atenção: quem não satisfaz os critérios de renda e estudo em escola pública pode se candidatar ao ProUni se tiver deficiência ou for professor da rede pública de Ensino Básico - em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Qual a relação do Enem com o Sisu?
Para se candidatar aos cursos que aderiram ao Sisu, o candidato precisa ter feito Enem. Para poder se inscrever em algum curso pelo Sisu, o candidato precisa, antes de mais nada, informar o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem. A seleção pelo Sistema de Seleção Unificada é feita com com base nas notas do Enem.

Enem 2012  - 03 e 04 de novembro: novidades em breve!!
_________________________________________________________________________________

Como aprender
Já parou pra pensar por que aquele seu colega não tem uma linha de anotações no caderno, mas sempre passa nas matérias com notas boas?

As pessoas aprendem de maneiras diferentes. Alguns especialistas descrevem até sete estilos diferentes de aprendizagem, mas podemos reduzi-los a três tipos de alunos: os auditivos, os visuais e os que aprendem experimentando.

Pense numa das primeiras lições de vida, geralmente ensinada pelas mães: se você tocar no fogo, vai se queimar.  Os auditivos ouviram o aviso, acreditaram naquela informação e nunca tocaram no fogo. Os visuais viram um amiguinho mexer com fogo, perceberam a consequência e aprenderam a ficar longe da chama. Já aqueles que aprendem por experiência foram lá e tocaram no fogo, pela primeira e última vez!


Selecionamos três problemas do cotidiano e como cada estilo faria para resolvê-los. Embora não haja uma fórmula perfeita e as pessoas às vezes combinem mais de um estilo para aprender, vale a pena refletir sobre as situações a seguir e tentar descobrir como você reagiria, o que funcionaria melhor para você.

Problema #1:

Você precisa pintar uma sala. Quantas latas de tinta e que material você precisa comprar?

O auditivo:
Liga para um pintor, um amigo ou uma loja de materiais de construção e pede informações. Repete as instruções em voz alta para certificar-se de que não esqueceu de nada.

O visual:
Faz uma busca online e lê vários sites especializados. Vai a uma livraria e encontra livros e revistas sobre reformas, decoração e pintura. Vai até a loja e lê as instruções nas latas de tinta. Escreve tudo num papel.

O que aprende com a experiência:
Compra uma lata de tinta, um pincel e começa a pintar. Se a tinta não for suficiente, ou o pincel não for o adequado, simplesmente volta à loja e compra pais. Ao final, acaba aprendendo quantas latas de tinta precisa e quais os materiais corretos.

Problema #2:

Seu chefe pede para você organizar a festa de fim de ano para seus colegas de trabalho. Você nunca organizou um evento antes. Como você descobre o que e como fazer?

O auditivo:

Liga para um amigo que costuma dar grandes festas e pede socorro. Na próxima festa que for, faz várias perguntas para o anfitrião. Liga para uma empresa que organiza eventos e tenta arrancar algumas dicas.

O visual:

Faz uma busca na internet por “dicas para organizar festa”. Dá uma olhada em livros sobre como organizar eventos. Prepara um esquema ou lista do que precisa fazer.

O que aprende com a experiência:

Mergulha de cabeça: passa de mesa em mesa pra descobrir quantos vão à festa. Aluga um espaço para o evento, compra um monte de comida e calcula mais ou menos que vai ser o suficiente. Contrata uma banda que ouviu tocar num bar na semana anterior.

Problema #3:

Você decide fazer um trabalho voluntário, mas descobre que precisa fazer um curso de primeiros socorros antes.

O auditivo:
Vai para a frente da sala, onde pode ouvir melhor as explicações do instrutor e torce para não ser chamado a demonstrar respiração boca-a-boca no boneco de borracha.

O visual:
Dá uma pesquisada na internet sobre primeiros socorros, acha um folheto antigo que veio com um kit e lê tudo o que pode antes do curso começar.

O que aprende com a experiência:
Entra na sala, vê o boneco de borracha, as ataduras e equipamentos e mal pode esperar para colocar a mão na massa, acha que a parte teórica da aula vai ser entediante.

Agora vamos voltar à sala de aula... entenda como você aprende melhor e turbine seus estudos.
Alunos auditivos:
Se você é um aluno auditivo, você entende melhor quando alguém lhe diz verbalmente o que fazer. Os alunos auditivos se destacam em palestras. Caso seu professor baseie o programa da disciplina em muita


Alunos visuais:
Enquanto os alunos auditivos  preferem as palestras, os alunos visuais preferem os livros. Eles vivem de diagramas, gráficos e quaisquer outros esquemas visuais que facilitem o aprendizado. Caso o seu professor se baseie exclusivamente em palestras para ensinar, pergunte sobre outros recursos materiais que você possa usar para reforçar as aulas. Alguns professores podem até estar dispostos a compartilhar cópias de suas notas e esquemas de aula, não custa perguntar.

Alunos que aprendem com a experiência:
São as pessoas que jogam fora o manual de instruções que veio com a impressora e decidem colocá-la pra funcionar de acordo com a sua vontade. Se você for um estudante que aprende por experiência, descubra como pode conseguir algum tempo de prática para a matéria. Por exemplo, se você estiver aprendendo um programa de software, passe algumas horas extras no laboratório de informática para ter uma ideia de como ele funciona.


Muitas pessoas combinam tipos diferentes de aprendizagem, ou usam mais uma ou outra dependendo da situação. Nenhum estilo é melhor do que o outro, o que vale é descobrir como você aprende. Observe seu próprio comportamento nas aulas, fique atento à maneira como você absorve as informações e construa seu próprio esquema de estudo baseado no seu jeito de aprender!